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Romhacking => Traduções e Modificações => Tópico iniciado por: Flag King em Fevereiro 24, 2020, 10:39:24 am

Título: Resident Evil 3 - A satisfação pessoal do Romhacker
Enviado por: Flag King em Fevereiro 24, 2020, 10:39:24 am
(https://www.ct-stars.com/v6/images/resident_evil_3_pc/galeria/002.jpg)


"O Projeto dos Sonhos..."

Todo Romhacker tem um sonho. Nós fazemos alguns projetos de tradução bons, outros nem tanto, mas sempre estamos trabalhando em algo e mergulhamos no projeto em que estamos trabalhando com unhas, dentes e cérebro com toda a dedicação e carinho que podemos alocar. Porém, sempre existe a "Menina dos Olhos", aquele projeto que sonhamos em fazer mas que, por algum motivo, não fazemos. Seja porque não temos tempo, não temos ferramentas ou não somos capazes de desenvolvê-lo. O meu projeto dos sonhos sempre foi Resident Evil 3 para PC.
O jogo é maravilhoso. É bem feito, é bonito e é muito bem desenvolvido pelos seus programadores. Modificar um jogo desta grandeza técnica sempre foi meu objetivo, desde o início. No começo, eu achei alguns textos. Depois nomes de vários arquivos, mas estes arqivos nao eram possíveis de serem visualizados no CD do jogo. Todo o game é compactado em 15 conteineres, nomeados de "rofs#.dat". Estes conteineres contém todo o jogo e são divididos por funções especiais. Por exemplo: Eu abri certa vez o conteiner "rofs8.dat"e encontrei ali mais de mil nomes de imagens, todas em "*.jpg", o que significava que o jogo tinha backgrounds em JPEG. Isso me fascinou. Porém, infelizmente, eu não sabia como trabalhar estes arquivos. Foi assim também com os outros conteineres. Todos eles permitiam que eu visse os arquivos que continham, mas a modificação era impossível.
Isso durou vários anos, até que apareceu um russo, do site Extractor [extractor.ru] e desenvolveu uma ferramenta capaz de extrair todos os arquivos do jogo. Eu fiquei maravilhado com aquilo e me diverti por vários dias olhando e anallisando os arquivos. Porém, o software que prometia também recompactar os arquivos, não o fazia com precisão e o jogo ficava com vários bugs e travamentos. Até este momento, eu podia, além de ver os arquivos, alterá-los. Mas não conseguia inserí-los novamente no jogo.
Foi então que conheci o site Game Vixen Zone [gamevixenzone.org] e, em seu forum, a pessoa que viria a tornar o projeto de tradução do jogo possível: Obsidine. Este romhacker desenvolveu uma forma de extração de arquivos que fazia com que o executável do jogo buscasse os arquivos retirados dos conteineres diretamente e não dentro deles. O jogo rodou com alguns bugs, mas foi corrigido em seguida, com uma melhorada na ferramenta de extração. Após este grande passo, era possível modificar o jogo. Porém, o trabalho de Obsidine rodava 100% na versão em inglês, mas nas outras versões tinha bugs. Foi aí que eu entrei no circuito, desenvolvendo nosso próprio meio de fazer com que o executável espanhol encontrasse os arquivos em ingles, italiano, francês, russo e japonês. Estava criado e iniciado, então, o projeto de tradução de Resident Evil 3 para PC em Português!

Esse sempre foi meu sonho como romhacker. Corri muito atrás dele e hoje, finalmente, se tornou realidade!


Mais detalhes e downloads neste link (https://www.ct-stars.com/v6/index_inc.php?inc=trad_detal&id_trad=3).
Título: Re:Resident Evil 3 - A satisfação pessoal do Romhacker
Enviado por: Christoff em Abril 04, 2023, 05:23:06 pm
Hello guys. I have a strange .tim file that have a 16 cluts.
In normal case others cluts have a pallete of colors.
But this .Tim file consist of 16 cluts and second picture with own pallets.

1 to 7 is a picture with location names
but 9 to 16 is a another picture with different names with changed thier x,y,z coordinates.

I've never seen this before. I tried to edit first picture(1-7) and it's ok
but cluts 9 to 16 are brokens or artefacts. If edit clut 9 then 9 to 16
it's ok but then 1 to 7 are brokens or artefacts.

I tried Gimp with tim plugin, optpix studio , convert to png, convert to bmp and nothing.
Any advice how to do it properly?
(https://i.postimg.cc/hv1LWgPJ/1.jpg)
(https://i.postimg.cc/X7nKKZQ9/2.jpg)
Título: Re:Resident Evil 3 - A satisfação pessoal do Romhacker
Enviado por: Flag King em Abril 05, 2023, 11:13:57 am
Hi, Christoff;
Welcome!
It's good to know that there are people interested in romhacking, still!

We did it a long time ago, like a 2006 approximately and I really can't remember how we edited this TIM file. But we did it.
Have you tried to used Timviewer already? This is the 'best simple' tool to exctract *tim images from files and convert to bmp. And re-convert to *tim with no losses.

If you have tried Timviewer already, let me know to we forward to next step;

P.s.: Wow, what a cold where you are! Where you from?

Best;


Flag
Título: Re:Resident Evil 3 - A satisfação pessoal do Romhacker
Enviado por: Christoff em Abril 06, 2023, 05:33:03 am
Hello. I spent 2 days to find a way to edit tim. Maps in RE3 are very non friendly to edit.
Because one .tim is a 2 pictures 2BPP in one 4BPP file and game chooses a pallete to load.

Now I succesfully edited it. There are some little non visible artefacts in game but it's looks very well.

I almost finished translating RE3 to Polish Language. All graphics and texts are done.

I'm from Poland and it's a game of my live. Ofc I like all RE games but Nemesis has a special place in my heart.

RE3 reminds me old times and PSX age.
Título: Re:Resident Evil 3 - A satisfação pessoal do Romhacker
Enviado por: Flag King em Abril 07, 2023, 12:13:40 pm
Oh very cool!
I'm glad to know you do it!

RE3 was my first 100% translation and it was very special to me too!
If you release your work to public, let us to know to help and support if you need!

Best;


Flag