Notícias

Combate forte aos SPAMS pode dificultar seu acesso ao forum. Entre em contato se isto ocorrer.

Autor Tópico: Ferramentas de modding (Resident Evil 3)  (Lida 2127 vezes)

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
  • Grupo: S.T.A.R.S.
Resposta #195 Online: Março 25, 2020, 05:43:11 pm
Sinal de vida:
Enquanto não sai um update do R3ditor - eu resolvi criar uma engine nesse meio tempo. (Só pela diversão / desestressar mesmo. Eu sei que é meio off-topic mas acho que vale a mensagem)

https://i.imgur.com/0Voal9K.mp4

Um pedido que é o de todos os presentes:
QUEREMOS REBECCA'S ESCAPE!

Sou o criador do R3ditor e amo JavaScript / Paladins / Resident Evil 3 - Sim, eu tenho problemas!
Site oficial

Flag King

• Silent Worker
  • Administrador
  • Charlie 3rd
  • Boas!
    • Ver perfil
    • Flag King's Life
  • Grupo: U.S.S.
Resposta #196 Online: Março 27, 2020, 10:47:44 pm
Hahahahahaha, mto bom!

...
"A pata bota um ovo enorme e fica quieta. A galinha bota um ovo pequeno e faz um escândalo..." - Mais ou menos o que diria David King.

jonasantos

• Charlie 1st
  • *
  • I'm a Charlie Team member!
    • Ver perfil
Resposta #197 Online: Maio 10, 2020, 05:56:27 pm
OLA! TUDO BEM? BOM EU CONSEGUI CRIAR UMA NOVA SALA FUNCIONAL. TUDO FUNCIONA. MENOS AS MASCARAS. E COMO SE NÃO TIVESSE SLD. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
Resposta #198 Online: Maio 10, 2020, 06:53:44 pm
Eita, é aí que a coisa fica séria - esse tem sido o mal que assola os modders de Re3!

Sou o criador do R3ditor e amo JavaScript / Paladins / Resident Evil 3 - Sim, eu tenho problemas!
Site oficial

Flag King

• Silent Worker
  • Administrador
  • Charlie 3rd
  • Boas!
    • Ver perfil
    • Flag King's Life
Resposta #199 Online: Maio 11, 2020, 02:00:24 pm
Estamos aguardando o MitoSan voltar com força total! Ele é nossa esperança!

...
"A pata bota um ovo enorme e fica quieta. A galinha bota um ovo pequeno e faz um escândalo..." - Mais ou menos o que diria David King.

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
Resposta #200 Online: Agosto 17, 2020, 05:01:40 pm
Já faz um bom e longo tempo desde a minha última atualização aqui no CT.
Bora retirar um pouco a poeira do R3ditor?

Já operado (sem pedras e sem vesícula) e #Triggered! - Bora para as ultimas atualizações:

• DROP Editor: Com essa nova ferramenta, você pode editar todos os drops de itens do nemesis!
  • Atalhos de teclado: Agora você pode usar as teclas F5, F6, F7, F8 e F9 para abrir os games de forma mais rápida! Isso sem contar que F1 Abre RE3 Livestatus e F2 faz com que o game volte a tela de início
  • Design: Muitos menus estavam quebrados... Agora não estão mais! Isso sem contar que algumas partes do editor agora estão mais belas / funcionais!
  • ARD Enabler: Com essa nova opção, você consegue extrair todos os arquivos RDT dos mapas de PS1 (ARD)! Quando você for editar esses arquivos, o R3 agora permite você recompilar eles em formato ARD com apenas um clique!
  • Xdelta: Agora o R3ditor pode aplicar patches Xdelta em arquivos .iso e .bin! Você nunca mais vai precisar usar o Xdelta UI!
  • RE3SET: Essa ferramenta ainda está em desenvolvimento, mas ela vai permitir editar diversas opções pequenas do game, como mapa inicial (RDT), Itens iniciais e outras coisas que ainda estão sendo testadas!

Só a sessão RDT merece um changelog a parte, então aqui vamos nós!
  • Alguns bugs foram removidos quando você edita arquivos .ARD (Obrigado Biohazard España!)
  • A parte de edição de portas ganhou um pequeno refactor, juntando a parte de edição da prox. câmera na tela principal de edição!
  • Quando você usar a opção "Use player location" e "On Spawn Pos.", ele irá inserir o mapa atual (o que não acontecia antes!)
  • Devido a nova ferramenta ARD Enabler, agora existe uma aba nova na lista de mapas para mostrar os arquivos extraídos!
  • Agora você pode copiar e colar as propriedades de chaves (portas)

Assim como é de se esperar, está tudo na master!
« Última modificação: Agosto 17, 2020, 05:13:30 pm por themitosan_hdr »

Site oficial

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
Resposta #201 Online: Agosto 19, 2020, 05:20:04 am
Correção: RE3SET está disponível - porém apenas com a opção de alterar os itens iniciais de quase todas as versões do game!

Site oficial

Flag King

• Silent Worker
  • Administrador
  • Charlie 3rd
  • Boas!
    • Ver perfil
    • Flag King's Life
Resposta #202 Online: Agosto 28, 2020, 10:00:45 am
Cara, que bom ver vc de volta, meu amigo!
Que td fique bem e vc permaneça saudável!!!

Qto ao R3ditor, testarei tão logo volte pro meu PC. Isto deve acontecer na semana que vem.
Mtas mudanças interessantes e coisas novas a testar!

Ps.: Precisamos conversar sobre a versão Spanish e como ela poderá ser inserida no R3ditor.
Deixa eu voltar e falamos disso.

Grande abraço!

...

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
Resposta #203 Online: Setembro 03, 2020, 12:41:47 pm
Olá mestre! Já faz um bom tempo...
Bem diz o ditado: O bom filho a casa torna (ou retorna... creio que você entendeu muito bem o que eu quero dizer!)
Bem - se estava faltando atualizações, aqui vem mais:

Geral:
  • R3ditor agora tem integração com o Discord. Quando ativo, ele vai mostrar no seu status o que você está fazendo (Tipo: Editando R101, Warehouse). Parece algo que não é de serventia - porém é bom que ele tenha esse tipo de integração para mostrar se outras pessoas estão usando ele em outros servers de modding!. Não se preocupe - é algo que você pode desativar nas opções.
  • Agora você pode alternar entre as abas dos editores usando o clique lateral do seu mouse (caso você tenha, é claro)
  • Depois de muito tempo, finalmente você pode alterar o tamanho da janela do R3ditor! Isso vai te ajudar caso você tenha um monitor pequeno - só que tenha em mente que a interface dele funciona como uma canvas (a interface é renderizada em um retângulo que é escalonado dependendo do tamanho da janela).
  • Caso o tamanho da janela não fique bem adequada ao seu monitor, existe uma opção nas configurações chamada "Lock window size". Isso vai fazer com que o R3ditor volte a ser uma janela fixa.
  • Caso você edite o executável de PC, o R3ditor vai aplicar uma marca d'agua! Ele vai trocar o ícone do game e vai alterar o form "About Resident evil 3", Inserindo uma mensagem dizendo que esse mod foi feito usando o R3ditor.

RDT:
  • Agora existe uma opção chamada "Extract SCD". Sim, é bem o que você está pensando! Você pode extrair a sessão SCD para poder fazer as modificações usando um editor hex. (Por enquanto... hehehe)
  • A opção de editar as portas foi melhorada em diversos aspectos, removendo bugs e permitindo uma edição mais simples.
  • Uma opção de decompilar o RDT por completo de forma correta está sendo escrita por debaixo dos panos! Ninguém sabe de nada e eu não tenho expectativa de quando ficará pronto. SHHHHH!
  • Agora você pode importar RDT's externos usando um campo chamado "Import RDT" assim que você seleciona a ferramenta "Map Editor". Você pode escolher se vai importar para qual modo de game o arquivo será inserido (Easy / Hard)

RE3 Live Status:
  • Agora você pode usar o botão ESC para fechar a interface (não irá fechar o game)
  • Agora o R3ditor consegue ler a pos. Z-Index em tempo real! Caso a opção "RE3 Live Toolbar" estiver ativa, esse valor irá aparecer como "zI"

RE3SET:
Importante: A disponibilidade das novas funções abaixo variam para cada versão do game (PC, PS, GameCube e DreamCast), visto que certas informações não se encontram no executável do game!
A única versão que contém todas as funções ativa é a versão de PC.
  • Agora você pode alterar o mapa e a pos. XYR onde você começa o game! (Ela tem o valor Z codificado / hardcoded aonde SEMPRE será 0000 e você só vai conseguir fazer o game funcionar caso o mapa escolhido tenha uma cutscene que altere a pos. da Jill / Carlos - Tipo o Bar Jack ou Warehouse)
  • Agora você pode alterar o nome dos locais de save!
  • Agora você pode alterar a descrição de cada item! (Só tome cuidado para não quebrar o nome dos outros itens!)

Sobre a versão Spanish:
O R3ditor foi feito justamente para conseguir editar o máximo de versões possíveis do game, então desde que você me passe alguns valores em específico que eu consigo adicionar compatibilidade para essa versão sem menores problemas! Tem algumas coisas que eu vou precisar ver se os locais na memória permanecem os mesmos (tipo pos. XYZR, Z-Index - tudo que envolve a leitura de valores em tempo real) mas o resto não é tão complicado assim de ser feito!
« Última modificação: Setembro 04, 2020, 03:06:44 am por themitosan_hdr »

Site oficial

Flag King

• Silent Worker
  • Administrador
  • Charlie 3rd
  • Boas!
    • Ver perfil
    • Flag King's Life
Resposta #204 Online: Setembro 04, 2020, 09:01:06 am
Muita melhoria que enriquece essa tool que já é maravilhosa!
Como tinha dito, logo que possível, irei testá-la novamente!

Estou pensando em passar o Rebecca's para o executável ENGLISH. Dará menos trabalho do que fazer vc estudar as posições d ememória e, principalmente, as edições SLD no executável!

...

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
Resposta #205 Online: Setembro 04, 2020, 12:40:11 pm
Okay, acredito que isso irá poupar esse trabalho mas aqui fica a pergunta:
O que a versão Spanish tem que a versão inglesa não tem? (Tirando os assets de texto, é claro)

Update: Agora é possível alterar os nomes dos itens, arquivos e mapas! (PC, PS e GC)
« Última modificação: Setembro 04, 2020, 08:58:52 pm por themitosan_hdr »

Site oficial

Flag King

• Silent Worker
  • Administrador
  • Charlie 3rd
  • Boas!
    • Ver perfil
    • Flag King's Life
Resposta #206 Online: Setembro 08, 2020, 03:54:51 pm
Existem mtas diferenças entre a versão ENGLISH e a versão SPA.
Creio que a maior delas seja justamente o texto ingame. Não é que a versão ENGLISH não os tenha, eles só são espaços em branco.
Eu sempre optei pela SPA devido à facilidade de encontrar estes te4xtos nos RDTs. Porém, eu já editei tanto eles que posso encontrar facilmente estes textos de forma manual. Então acaba que este não é um empecilho tão grande.
Outra diferença drástica é no tamanho da fonte e o quanto ela representa na tela. A versão ENGLISH tem mais 'pixels per charactere', sendo letras mais bonitas. Porém, cabem menos delas na tela, o que gera um problema de espaço e controle de tempo, principalmente nas legendas de diálogos. Não lembro de cabeça, agora - porém - me parece que são 18 caracteres na versão ENGLISH e 24 na SPA.
A terceira diferença seria a edição dos famigerados SLDs. Isso não é lá uma coisa impossível de se converter, mas a tool do romhacker Leo é baseada na versão ENGLISH e qdo editamos os SLDs, é preciso uma modificação de três bytes no executável para cada room. A localização deles, obviamente, é diferente nestas versões.

Creio que as diferenças primordiais são estas.

==========
Edit:

Acabei de testar as mudanças do R3ditor e estou realmente mto empolgado com as possibilidades dele!
Senti falta das novas funções como escolha da sala de início do jogo, bem como a edição de Files.
Outra coisa: Vc não conseguiu fazer o esquema de recálculo dos ponteiros nos textos dos RDTs? Se quiser te explico novamente!

Senti dificuldade, também, em entender o salvamento das edições, já que algumas coisas salvam automaticamente e outras precisam do APPLY.
Cara, a funão RE3 Live está sensacional!!! Vc não imagina o qto quebrei a cabeça para calcular coisas que agora bastam ser olhadas nesta tela. Principalmente posições/coordenadas XYZ!
Um pedido especial, além de uma missão: Vc conseguiria colocar o life dos inimigos nesta tela? Seria deveras interessante termos esta informação pulsando aos nossos olhos!

Um último ponto sobre os textos nos RDTs: Vc não conseguiu abolir a parte de colar o primeiro bloco, ainda? Como poderíamos fazer isso, pra que fique mais dinâmico e funcional para quem não manja lá mta coisa de Hex?

Grande abraço e meus sinceros parabéns, novamente!!!
« Última modificação: Setembro 08, 2020, 05:13:09 pm por Flag King »

...

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
Resposta #207 Online: Setembro 12, 2020, 11:52:46 pm
Olá mestre, tudo bem?
Perdão pela demora - eu estava meio ocupado esses dias e infelizmente não consegui responder o seu post! Mas vamos lá!

Em relação a aplicar as alterações em arquivos que não sejam executáveis: Eu entendo que você tenha se confundido um pouco com isso - visto que não existe aquele bom e velho botão de save com o ícone de disquete! Mas não se preocupe, creio que isso vai mudar...

Sobre calcular os ponteiros de mensagens e etc: O R3ditor estava fazendo os cálculos de forma correta porém quando eu fiz o refactor de algumas partes internas do app, acho que sem querer eu alterei como que o cálculo é feito. Sim, a culpa foi minha! (Maaalz...) Mas calma que a correção está a caminho! (A explicação está a caminho também!)

Sobre a missão de mostrar o life dos inimigos e a header do RDT (bloco inicial): a minha resposta a isso está atrelada ao que eu acabei de dizer acima! (Correção está a caminho)

Eu fico feliz que você tenha gostado de como o RE3 Livestatus funciona - é bem simples porém bem intuitivo, não? Eu tenho vontade de melhorar ele só que...

Para entender o por que eu ainda não fiz isso - é preciso levar em conta que o R3ditor foi criado com a intenção de ser um proof-of-concept, aonde eu queria apenas editar os saves. Só que assim como você já viu, eu consegui editar cada vez mais aspectos do game - incluindo até mesmo a edição de mapas! Só que eu não sabia como fazer certas coisas dentro do game e até mesmo não tinha o conhecimento em Javascript / NW.js que tenho hoje - o que me fez fazer muitas coisas da forma que eu julgava ser a mais correta.

Se lembra aquele desejo que eu tinha de refazer tudo do começo só que de uma forma melhor... então: Acontece que está sendo feito!

Com o mérito de ter o nome mais criativo do mundo, R3ditor V2 está sendo desenvolvido a mais de uma semana usando uma versão mais atual do NW.js e tem como objetivo corrigir diversos erros que eu cometi com a ferramenta original.

Ela está disponível para download através do Github - só que assim como você pode imaginar, ela está em estágio alpha. Por hora ela apenas extrai arquivos Rofs (tanto para habilitar a interface de modding perfeita como também arquivos isolados) e lê algumas variáveis do game enquanto ele está aberto.

Eu tive diversos motivos para tomar a decisão de refazer essa ferramenta - Dentre elas, o fato de que eu consegui compilar o módulo de leitura de executáveis (memoryjs) para uma versão mais atual do NW.js usando uma PR de um usuário do Github. Outro motivo? Okay... Se tem algo que me deixou frustrado no R3ditor original é o fato de que você não pode sair de nenhuma ferramenta sem que o RE3 Feche! Isso é algo que eu quero mudar... Outra coisa: Assim como você pode ver no programa original, tudo consome muito espaço da tela! Isso sem contar que eu queria implementar um leitor de códigos SCD no R3ditor - só que veio uma pessoa muito abençoada (que eu sou de eterna gratidão) chamada Khaled SA. Esse cara está conseguindo fazer horrores com os arquivos de mapas no RE3. Nem preciso dizer que ele me fez expandir um pouco mais a minha ideia de como esse tipo de arquivo funciona!

Foi aí que eu pensei: Se for para refazer a interface do editor de mapas (que é de longe a maior sessão do R3ditor) ainda incluindo o que ele me ensinou, vale mais a pena refazer tudo do começo - só que de forma correta!

(Prévia da interface inicial do R3ditor V2)

Eu resolvi mudar um pouco o design do programa justamente para resolver o problema de design que eu citei acima. Sim, de fato eu me inspirei um pouco no famigerado RDTedit Prometheus para fazer o design acima, principalmente na nova barra de status! Ela pode ficar tanto na horizontal quanto na vertical, permitindo você rodar o game de em tela cheia e poder ver as variáveis ao mesmo tempo! (Basta alterar nas opções). Mas, para não dizer que só foi inspirado nele, os ícones também tem inspiração nos menus de Parasite Eve!

Nesse momento, você deve estar pensando: Poxa vida, você levou um ano para desenvolver essa ferramenta e agora vai simplesmente refazer ela do zero? Então... Existem diversas coisas que podem ser salvas do R3ditor original, como por exemplo o banco de dados que é usado para ler certas partes dos executáveis, informações de itens, localizações dos mapas na cidade, e assim vai. Ou seja - meio caminho andado!

Aqui está o link da página do R3ditor V2 no GitHub: https://github.com/themitosan/R3ditor-V2

Isso não quer dizer que a ferramenta original não vai ganhar updates - Caso encontre algum bug ou coisa do gênero, é só me avisar que eu dou um jeito rápido!

EDIT:
R3ditor V2 já conta com as ferramentas menores em pleno funcionamento: OBJ Patcher, File Generator (agora com a fonte do RE3 [WIP]), Rofs Extractor e Xdelta Patcher.

Creio que essa seja a prova de que esse "refactor" me ajudou a recriar diversas coisas na velocidade da luz!

EDIT 2
« Última modificação: Setembro 17, 2020, 11:50:29 am por themitosan_hdr »

Site oficial

Flag King

• Silent Worker
  • Administrador
  • Charlie 3rd
  • Boas!
    • Ver perfil
    • Flag King's Life
Resposta #208 Online: Hoje às 12:43:08 pm
Não canso de dizer o qto vc tem um trabalho primoroso em mãos, meu amigo!

Logo que possível, testarei as novas funções e, principalmente, o novo formato!
Não vejo a hora!

...

themitosan_hdr

• Charlie 3rd
  • Hällò Mon Amour!
    • Ver perfil
    • Site Oficial
Resposta #209 Online: Hoje às 01:10:21 pm
Update: MSG está pronto!
Vou partir para outra ferramenta agora

Site oficial